quarta-feira, 24 de junho de 2015

Onde devemos PREPARAR Alimentos sem Glúten

Oieeeeee :)

Bom, hoje demorei muito pra decidir sobre o que falar, e acho que hoje não gostaria de dar uma dica de como fazer melhor tal doce ou guloseima. Pois hoje quero falar sobre os riscos do glúten!

Há!!! Por favor curti a page no face tbm :)
Preciso da ajuda de vocês pro blog e a page crescer!!

https://www.facebook.com/emilysweetcakes





Você deve estar se perguntando:
Mas o que o glúten tem haver com o preparo desse tipo de alimento??? Por que ela quer falar sobre isso??

Para aqueles que não sabem, as pessoas que possuem uma intolerância/ alergia ao glúten são denominadas de Celíacas.

Essa doença é causada por uma subfração de proteínas presente nas sementes da cevada, do centeio, do trigo, da espelta, kamut e triticale. Essa subfração de proteína é chamada de gliadina.



Tragicamente a gliadina faz o sistema imunológico reagir como se ela fosse um componente alimentar nutritivo, mas sim um inseto invasor ou um micróbio.

E como se não bastasse, essa danadinha faz com que outras doenças (intolerância a lactose, doença do intestino irritável, doença de chron) controle sua vida alimentar por completo.

Para simplificar as coisas, a doença celíaca, é uma doença geneticamente influenciada (ou seja se algum parente seu possui essa doença, consulte seu médico, pois ela se manifesta de diferentes formas, talvez você nem chegue a ter, mas é bom checar), resultante da ingestão do glúten. Mais especificamente, a doença celíaca é uma enfermidade em que o revestimento do intestino delgado, chamado de mucosa intestinal, fica cronicamente prejudicado pelas proteínas do glúten, bem como sua interação com o sistema imunológico.

CUIDADO: A doença celíaca caso não seja identificada com o passar dos anos leva a complicações que pode levar a morte precoce.

Como tratar ??

Bom, a doença celíaca não tem cura.
Porém, você pode viver pelo resto da vida com ela - se você for diagnosticado - com uma dieta livre de glúten.

Sim isso ajuda e muito!! Pois os desconfortos e as dores crônicas diminui e param com o passar o tempo. Além de que a sua alimentação fica muito mais saudável.

Ok, Ok... Mas o que toda essa explicação vai me ajudar a fazer doces sem glúten para pessoas que eu amo, gosto, tenho carinho....

O mais importante disso tudo, além de manter a dieta sem glúten é claro... Você deve preparar qualquer alimento sem glúten em um ambiente higienizado e esterilizado. E o mais, mas o mais importante mesmo é que este ambiente não tenha contato algum com ingredientes que contenha glúten. Pois se houver, isso já pode ocasionar muitos problemas para aquela pessoa.

Para que você tenha noção, pessoas que tem essa doença não pode nem ter contato com pessoas que ingere alimentos que contém glúten.

Por isso fique ligado ao preparar um prato especial para alguém que tenha essa doença, e caso não tenha um ambiente sem rastros do glúten, avise a pessoa que possa conter rastros de mesmo.

Eeeeeee para fechar com chave de ouro.. Vou deixar uma receitinha aqui que não contém glúten :)





Biscoito de Leite de Coco

Ingredientes:

50gr de margarina sem leite
1/2 xíc. de chá de açúcar
1 ovo
1 colh. (sopa) raspas de limão
1/4 xíc. de leite de coco
1 e 1/2 xíc. de farinha de milho
1/2 xíc. de farinha sem glúten (na original ia farelo de aveia)
1/2 colh. (chá) fermento químico em pó


Preparo:

Bata a margarina, o açúcar e o ovo. Junte as raspas de limão, o leite de coco, a farinha de milho e a de soja, e o fermento. Deixe a massa descansar por 30 minutos. Abra a massa 



Unte a forma e pré-aqueça o forno, abra a massa com um rolo e corte no formado que desejar. Caso a massa fique um pouco mole, coloque de colheradas na forma.


Deixe assar até dourar e proto! É só comer!!



*Aqui entra uma observação: como a receita original era com aveia, eu troquei por farinha sem glúten (é um pouco difícil de achar, mas é muito boa), vocês também podem colocar fécula de batata.

Espero que tenham gostado da dica diferente de hoje, preparem a receita e me digam como foi!!
E para aqueles que querem saber mais sobre o glúten e os perigos que ele causa, este livro é perfeito:



Beijinhos!! :)




Nenhum comentário:

Postar um comentário